quarta-feira, 27 de março de 2013

Resenha do livro Um Porto Seguro


Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.


Título: Um porto seguro 
Autor: Nicholas Sparks
Ano:2012
Páginas:416
Editora: Novo Conceito 
Tradutor: Ivar Panazzolo Júnior

Já comentei aqui no blog algumas vezes que alguns autores são extremamente difíceis de resenhar. Seja pela  complexidade de suas obras, ou até mesmo pelo numero incrível de fãs que defendem seus livros preferidos com unhas e dentes. E sem sombra de duvidas que Nicholas Sparks está entre os grandes nomes que encabeçam essa lista.

Suas obras não são polemicas, preferindo seguir o estilo mais romântico e trágico, mas que vem agradando uma legião cada vez maior de fãs pelo mundo, criando best sellers e filmes campeões de bilheteria já há muitos anos.

Confesso que estou entre os que apesar de admirar alguns filmes inspirados nos livros do Nicholas Spaks não sou muito fã de suas histórias. E quando recebi a caixa com os últimos lançamentos da Novo conceito, nem imaginava que Um porto seguro fosse subir diretamente para o topo da minha lista de leituras, mas antes que pudesse me dar conta, eu estava com o livro nas mãos acompanhando a história de Alex, katie e sua estranha vizinha Jo.

Mesmo sendo um livro mais estilo família, onde desde o inicio sabemos quem são os vilões e os mocinhos, o que torna a história um pouco previsível, Um porto seguro não é de maneira nenhuma uma história arrastada, o que facilita acompanhar as 416 páginas do livro. Mas o que também o deixa muito parecido com as outras obras do autor. Algumas partes achei o enredo extremamente parecido com o livro Um homem de sorte, incluindo o policial vilão da história.

Os personagens são bem agradáveis, e por incrível que pareça simpatizei muito com Alex e Katie, o que normalmente não acontece comigo nesse tipo de história. Alex um investigador do exercito aposentado, é um viúvo que tenta criar os filhos pequenos enquanto toma conta do mercado que pertenceu á família da esposa. Mesmo tendo se passado alguns anos desde a morte Carly ele continua sozinho, até conhecer a estranha cliente que aparecia algumas vezes por semana em sua loja, comprando sempre os mesmos produtos. Logo ele fica obcecado por Katie e começa a fazer de tudo para ajuda-la em seu recomeço.

Katie é a vitima da história, para a sorte dos leitores Nicholas Sparks não mantem o terrível segredo de Katie por muito tempo (um dos motivos da história não ser arrastada) logo revelando os motivos pelos quais ela está morando na pequena cidade Southport na Carolina do Norte. Ela trabalha no restaurante local, e mora em uma antiga cabana de caça distante da cidade. Sua única companhia é a estranha vizinha Jo. Uma psicóloga que ajuda pessoas a lidar com perdas, e começa a auxiliar Katie em sua nova vida.

O passado de Katie é revelado aos poucos durante a história, com flashbacks que nos ajudam a entender melhor o que acontecia durante seus anos casada com o investigado de policia e morando em Boston. Kevin é o vilão da história, marido de Katie ele é um policial beberão e com problemas psicológicos que bate e aterroriza a esposa. Ele não se conforma com a fuga dela e começa uma caçada á sua procura. Mas apesar das cenas de violência protagonizadas por ele, o fato de passar toda a história completamente bêbado, tornou um pouco difícil acreditar que seria um vilão tão perigoso como descrito.

A história é perfeita para os fãs do estilo já bem conhecido do autor, que trás inclusive um toque de sobrenatural (que deveria ser uma surpresa para o final, mas é facilmente identificada durante a história) e um final que sozinho vale a pena pela história toda.

Boa leitura. 

Trechos do livro:


Ele pensava nela com frequência e sentia saudades do companheirismo que tinham entre si e da amizade que havia sido o alicerce sobre o qual o casamento fora construído. E quando se atrevia a ser honesto consigo mesmo, ele sabia que queria ter aquilo tudo novamente. Alex se sentia muito sozinho, embora se incomodasse em ter que admitir aquilo.


 - eu tinha uma amiga. O casamento dela era horrível, e ela não conseguia falar com ninguém. Ele costumava bater nela, ela lhe disse que se aquilo voltasse a acontecer, ela o deixaria. Ele jurou que nunca mais faria aquilo e ela acreditou nele. Mas as coisas pioraram muito depois daquilo.
 



Como a maioria das histórias do Nicholas Sparks Um porto seguro também vai virar filme com o titulo de Safe Haven. A estréia é para o dia 8 de fevereiro nos Estados Unidos. O trailer oficial já saiu, mostrando como já era de se esperar, uma história um pouco diferente da encontrada no livro.

2 comentários: