segunda-feira, 22 de abril de 2013

Resenha O preço de uma Lição

Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.








Não sei ao certo como começar essa resenha, esse foi um livro que me surpreendeu muito, de formas boas e ruins.
Como eu disse, não tenho absolutamente nada contra o Federico ter sido colírio, acho que o que importa é ser um bom escritor, e foi isso que ele provou, e é claro, junto com seu amigo Gutti Mendonça.
As personagens construídas por eles estão longe de serem perfeitas, pelo contrário, são muito reais, como pessoas que vemos no nosso dia a dia, todos com suas qualidades e defeitos muito bem definidos.
O protagonista, que até onde eu prestei atenção, não teve o nome citado, é um garoto que divide suas experiências amorosas, todos os conflitos vividos por ele, seus pensamentos, o que julgou na época ser o certo a fazer, mas acabou confessando que errou. Confesso que me simpatizei por ele, mesmo tendo horas em que eu sentia vontade de entrar no livro e falar umas boas verdades pra ele aprender a deixar de ser tão babaca, mas, como o título do livro diz, de tudo, ele tira uma lição e assim vai aprendendo com seus erros.
Todas as personagens que aparecem marcam em algo a estória, todos tem sua importância, de alguns eu gostei mais, como do Paulinho que tem uma grande participação no fim, e de outros menos, como a Juliana, já que a achei bem sem graça, apesar de todo o amor que ‘o garoto’ sentia por ela.
Mas a personagem que realmente me surpreendeu foi Melissa, mesmo aparecendo pouco, ela se mostrou uma garota forte e que conseguiu passar por cima de tudo e conseguiu dizer coisas para ‘o garoto’ que, aposto que quem ler, vai querer dizer o mesmo.
No começo, a narrativa se mostrou um pouco chata, ênclises demais (transformei-me, chamou-me, essas coisas), e isso foi se tornando irritante e cansativo, me dando até vontade de desistir da leitura.
Mas com o desenrolar da história, mudei completamente minha opinião, já que estou numa fase parecida com a do protagonista, então também consegui tirar minhas lições e ver que todos nós passamos e sentimos coisas parecidas e conseguimos passar pelos obstáculos e sermos felizes.
Realmente curti a leitura, não me arrependi de ter ido até o final, que me deixou surpresa, só ainda não sei dizer se foi positiva ou negativamente.
 Bjim 


"- Eu vou falar o que você é. Não é uma pessoa que a gente olha na rua e fala "nossa! Que cara lindo! Eu quero ficar com ele!" Não é aquele cara que as meninas suspiram quando passa perto, mas você é sim, bonito. É uma pessoa que a gente não pode se aproximar muito, senão se apaixona. Porque é muito fácil gostar de você."
Pg. 222

2 comentários:

  1. Nossa gostei! Tinha outra visao desse livro arrisca a ler
    Parabens novamente Quesia
    Bj
    Alinne

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, gostei da sua resenha...

    Bjooos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir